segunda-feira, 6 de julho de 2009

Aproveite a Internet Livre e de Graça...enquanto você puder

Essa história de conteúdo gratuito, livre de censura ou manipulação da Internet atual deve estar a beira de um colapso, e claro, ninguém acredita ou espera por isso.

Notícias gratuitas, filmes e músicas for free, serviços dos mais diversos na faixa, tudo isso é de uma estupidez tremenda, porque não tem ninguém pagando por isso. Você não trabalha de graça, eu não trabalho de graça. Ok, eu não ganha nada por este blog e twitter(e agora facebook), mas a minha recompensa é falar o que eu penso das coisas impunemente(até alguém rastrear meu IP, of course).

Talvez o que mais se aproxime do próximo modelo de Internet seja a Internet Móvel. Você paga uma fortuna numa conexão bem lerda pra ter acesso ao conteúdo que você pensa ser de graça. Mas daí você percebe que a velocidade que você contratou não dá e pega um plano que vai custar quase o dobro e promete 1MBps. Putz, acorda cara! Você tá pagando e pagando bem caro para ter as coisas que você acha que são de graça.

A Nokia também tá fazendo a coisa certa com o Comes With Music. Você compra um celular Xpress Music(hey, não estou ganhando nada da Nokia hein?) e durante um ano pode baixar músicas de graça. De graça? Helloooo-oo-oooo, de graça nada, isso tá incluído no preço do produto, não percebeu não?

O Blackberry também faz você pagar por um recurso que teoricamente também é gratuito, o e-mail. Só que um usuário blackberry, seja corporativo ou pessoa física, paga os tubos pra ter o tal e-mail, e pagam bem. Só falta você também ter de pagar pelo e-mail.

Os aplicativos "gratuitos" do iPhone também são pagos, uma vez que o mesmo é vendido tendo como diferencial o acesso a milhares de aplicativos. O cliente está comprando o iPhone e pagando por isso. Mesmo pelos Apps inúteis e gratuitos.

O futuro das coisas gratuitas é esse: vão encapsular o preço nos produtos e serviços e você vai achar que tudo tá de graça. Claro que não né?

Essa também pode ser uma pista para onde as operadoras devem caminhar no futuro: ao inves de ser apenas o aparelho de voz, elas deveria ser as provedores do aparelho de e-mail, de notícias, de músicas, de filmes, de livros, de pacotes office, e por aí vai.

Imagine uma operadora X vendendo um Plano Universitário, onde ela entrega um Notebook(odeio netbooks) com 3G ou 4G e acesso a toda biblioteca de, digamos, Medicina utilizados pela Faculdade.

Um executivo assina o Plano WallStreet onde recebe um celular ou um Kindle com os principais jornais financeiros do mundo, em tempo real.

De uma forma ou de outra, a festa da Internet Grátis vai acabar, e aí o ditado "Não existe almoço grátis" vai ser atualizado para "Não existe (conteúdo distribuído pela) Internet grátis".

Baixa tudo que você precisa enquanto dá! Corre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário